RE-FOOD

"Torna-se possível criar uma "ponte humana", que liga quem possui uma "sobra diária" com quem tem uma "necessidade diária"


  A Re-Food é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2011, com o objetivo de reaproveitar excedentes alimentares e diminuir a carência alimentar no ambiente urbano, dirigindo as refeições (excedentes) diretamente às pessoas que necessitem, e que estejam próximas das fontes de doações. 

A Associação

A Re-Food instalou-se em Coimbra no final de 2015. Desde então tem combatido o desperdício alimentar distribuindo excedentes por uma rede com cerca de 120 beneficiários. No total foram mais de 4000 pães e 3500 bolos. Para estender o tipo de aproveitamento de excedentes é necessário encontrar instalações para um centro de operações e alargar o corpo de voluntários.

O que poderei fazer enquanto Voluntário?

Desde essa altura, o núcleo de Coimbra da "Re-Food" e os seus voluntários têm atuado essencialmente através da campanha "Pão e bolos". Este projeto funciona de forma regular. Os seus parceiros são vários estabelecimentos da cidade relacionados com a restauração, que entregam excedentes alimentares para serem distribuídos diretamente por uma rede de beneficiários constituída por instituições de solidariedade social. Até ao momento este projeto tem envolvido 14 fontes de alimentos e cerca de 120 beneficiários. Durante 2016 resgataram-se 1590 pães e 1278 bolos, em 2017 foram já distribuídos 2673 pães e 2391 bolos. O projeto "Pão e bolos" tem sido secundado por recolhas extraordinárias de alimentos excedentes, que tantas vezes surgem após jantares, festas ou cerimónias pontuais.

Todo o trabalho desenvolvido pela Re-Food é realizado por voluntários com sentido de cidadania, motivação e vontade de dedicar duas horas semanais ao combate ao desperdício alimentar. 

Atualmente a Associação ainda não possui uma sede física, mas quer seja um possível voluntário, uma possível fonte de alimentos, um possível beneficiário ou até mesmo uma ponte para encontrarmos este desejado espaço, poderão contactar a "Re-Food" através do e-mail: coimbra.refood@gmail.com, da página do Facebook (www.facebook.com/Refood.Coimbra) ou, para recolhas de emergência, ligando para 913 384 060.

Site: https://www.re-food.org/pt

Facebook: www.facebook.com/Refood.Coimbra

E-mail: coimbra.refood@gmail.com

Telemóvel: 218 077 615

Telemóvel (Recolhas de Emergência): 913 384 060