LAHUC - Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra


"O Melhor da Vida Todos os Dias"


A Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) é uma Associação, estruturalmente voluntária, prestadora de apoio aos utentes dos HUC e defensora intransigente da melhoria das condições de funcionamento destes mesmos Hospitais.


A Associação

A Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra nasceu em 1990, sob o lema "O melhor da vida todos os dias", por iniciativa de um grupo de pessoas de boa vontade onde se destacaram, entre outros, alguns profissionais de saúde. Teve como principal dinamizador o médico José de Sousa Fernandes. Foi crescendo, com muitas dificuldades, organizou-se e hoje orgulha-se de ser uma instituição que se mantém inteiramente fiel aos ideais de servir e de intervenção afetiva no apoio aos doentes dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC-CHUC) e suas famílias, contribuindo para a dignificação do doente, para uma maior humanização dos hospitais e trabalhando de forma articulada com estes.

Tem como missão primordial promover ações de apoio cívico, cultural, social, educativo e de formação, aos utentes dos HUC, sobretudo dos mais carenciados, através de um voluntariado ativo, bem como apoiar institucionalmente e junto da opinião pública a imagem dos HUC, lutando para que este seja um hospital de excelência e uma referência nacional, na prestação de cuidados de saúde.

Assumem-se como um polo de permanente consciência moral e social, pautando-se pelo pleno exercício da cidadania.

Entendem os hospitais como locais de Dor, que devem ser também de Esperança, Solidariedade, Respeito Humano e de Conforto Físico e Moral.

O Doente continuará a ser o motivo da existência da LAHUC e a satisfação das suas necessidades confere a esta a motivação essencial para dar resposta aos desafios que enfrentam todos os dias, bem como permitir projetar um futuro mais sustentado e auspicioso.

Ser Voluntário

O Gabinete de Voluntariado é dirigido por uma coordenadora Assistente Social e constituído por 150 voluntários que diariamente presenciam "in loco" todo o sofrimento de alguém que se encontra internado numa instituição hospitalar. Estes têm várias funções:

  • Visitas periódicas e apoio aos doentes internados nos HUC;

  • Suporte emocional ao doente;

  • Empréstimo de livros, jogos, projeção de filmes nas enfermarias onde isso é possível com a finalidade de quebrar a frieza que por vezes são os tratamentos, desta forma tentando-se que o doente alivie a pressão a que se encontra sujeito;

  • Estabelecer uma boa relação e contacto com o doente e a família;

  • Colaborar estreitamente com o Serviço Social do Hospital para responder às necessidades de um acompanhamento mais intensivo a alguns doentes;

Este gabinete tem como principal objetivo proporcionar o pleno bem-estar do doente, tentando na mesma medida humanizar a prestação de cuidados de saúde.

Ao manifestar vontade para integrar o Corpo de Voluntariado da LAHUC está a revelar uma atitude de grande consciência social. É com este espírito que a LAHUC sempre acolhe todos aqueles que, numa fase particular das suas vidas, sentem reunir condições para poder passar a empregar algum do seu tempo disponível numa missão da maior solidariedade. Este gesto, para com aqueles que numa fase difícil das suas vidas passam pela complexa experiência da hospitalização, exige grande maturidade e responsabilidade, constituindo-se um enorme e aliciante desafio para o voluntário.

A missão é árdua, testa permanentemente a resistência emocional daqueles que a ela se entregam, retirando-se apenas desta humanização prestada, a satisfação de ter contribuído de alguma forma para minorar o sofrimento daqueles que tentam ajudar.

Para ser voluntário:

  • Avalie a sua disponibilidade e capacidade emocional;
  • Dirija-se à LAHUC através de qualquer um dos seus contactos para efetuar a pré-inscrição (designados no final da página);
  • Será posteriormente contactada/o para marcação de entrevista de seleção;
  • Se for selecionada/o, será contactado para iniciar o programa de Formação (Curso de Voluntariado da LAHUC);
  • Após concluída a formação decorrerá o estágio, sempre acompanhado/o por um/a voluntária/o experiente até lhe ser reconhecida autonomia.

Horários: O corpo de voluntariado desenvolve as suas atividades regulares de Segunda a Sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00. Ocasionalmente e mediante marcação prévia poderá ser necessário desenvolver tarefas extraordinárias em dias e horários a definir com os voluntários aderentes.

Site: https://lahuc.com/

Facebook: https://www.facebook.com/LAHUC-Liga-dos-Amigos-dos-Hospitais-da-Universidade-de-Coimbra-304691479722391/

E-mail: geral.ligahuc@gmail.com

Telefone: 239 400 584


Av. Bissaya Barreto, Coimbra
3000-075, Coimbra
Portugal