Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Coimbra

"Seja um Herói. Salve Vidas!"


A Cruz Vermelha Portuguesa esforça-se para prevenir e aliviar o sofrimento humano, em Portugal e no mundo. Protege a vida e a saúde, e preserva a dignidade das pessoas, em especial das mais vulneráveis e desfavorecidas, agindo no respeito pelos princípios fundamentais da Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade.

Em que consiste a associação? 

A Cruz Vermelha consiste numa Organização Não Governamental que faz parte de uma instituição muito maior - o Cristal Vermelho, o qual engloba a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho (organização homóloga da Cruz Vermelha nos países árabes).
A Cruz vermelha assenta em 7 princípios básicos: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade.

Como posso ser voluntário?

Para se ser voluntário, em primeiro lugar é preciso ter espírito de entre-ajuda, quer entre os elementos da equipa, quer com os demais.
Para integrar equipas de emergência, tem de se ter pelo menos 18 anos, mas para fazer recolha de alimentos e outras ações de rua, desde que se tenha a autorização dos pais, pode-se fazer a partir dos 12 anos.
Quanto a formações, estas são oferecidas pela instituição, sendo que em termos de serviço de emergência, a mais básica é o SBV-DAE, seguida pelo curso de Socorrismo Europeu, pelo TAT (Tripulante de Ambulância de Transporte) e, finalmente, o TAS (Tripulante de Ambulância de Emergência).


Como funciona o processo de recrutamento? 

O processo de recrutamento é variável, podendo ser longo ou curto, dependendo da quantidade e qualidade dos recrutas (vocês neste caso). Normalmente as etapas são Entrevista, realização de testes psicotécnicos, avaliação psicológica e formação base. O objetivo desta recruta (atual) é conseguir selecionar pelo menos, pelo menos, 30 voluntários, mas tudo depende da vontade de cada um.

Inscrição

A inscrição como voluntário só pode ser feita presencialmente na delegação ao apresentar o interesse e preenchendo os impressos necessários.

O que vou fazer enquanto voluntário?

Existem várias valências dentro do voluntariado. Cada voluntário é "livre" de fazer o que mais gosta e, para saber o que mais gosta, muitas vezes é preciso experimentar. Assim, existem as equipas de emergência, os apoios a eventos desportivos (jogos, maratonas, trails, BTT,...) ou culturais (feiras, exposições, concertos,...). Por outro lado, existe, ainda, o apoio social como recolha de alimentos, embrulhos nos centros comerciais, apoio à terceira idade, angariação de sócios, serviços sociais (Ex:. angariação de roupa e alimentos, etc.).

Site: https://coimbra.cruzvermelha.pt/contacto/delegacoes-locais/93-estruturas-locais/56-coimbra.html

E-Mail: dcoimbra@cruzvermelha.org.pt

Facebook: https://www.facebook.com/cvp.coimbra/

Telefone: (+351) 239 825 395 

Avenida Fernão Magalhães, n.º 676/8 - R/C
3000-174 Coimbra