Centro de Acolhimento João Paulo II


"Uma Casa de Voluntariado Vicentino"


O Centro de Acolhimento João Paulo II - Coimbra é uma instituição incorporada na paróquia de São José, cujos fins principais estão relacionados com a sua tradição cristã e de ação social, propondo-se, prioritariamente, a criar e a manter serviços e atividades, destinadas a atenuar as manifestações da pobreza e exclusão social.

Em que consiste a Associação?

O Centro de Acolhimento João Paulo II é uma IPSS, que conta com o apoio de voluntários para a implementação dos seus projetos e atividades de apoio.

Anualmente possuem voluntários nas várias valências (setor de alimentação, vestuário calçado, organização de eventos solidários, etc).

Existem também voluntários que participam a nível de visitas e apoio concreto a utentes acompanhados por este Centro.

Possuem alguns projetos dos quais destacamos:

Projeto "Lado a Lado"
Surgiu de uma parceria com a Associação Académica de Coimbra (AAC), com a finalidade de proporcionar momentos mais sorridentes aos idosos e a estudantes carenciados, na medida em que o idoso passa a ter alguém como companhia e o estudante tem a possibilidade de prosseguir os estudos. De um modo sucinto, consiste em alojar (não obrigatoriamente) estudantes com dificuldades socioeconómicas, em domicílios de idosos, sem custo de alojamento para os estudantes. Baseia-se numa perspetiva intergeracional, tendo como intuito a entreajuda entre jovens estudantes do ensino superior, e idosos da cidade de Coimbra, ao mesmo tempo que se combate o isolamento da Comunidade Sénior.

Projeto "Presença Amiga":
Este projeto tem como principal objetivo prestar apoio a idosos e a pessoas que se encontrem em situação de isolamento, promovendo as suas competências pessoais e relacionais, evitando o isolamento e desenvolvendo a troca de laços afetivos entre elas e toda a equipa multidisciplinar. Por outro lado, o projeto visa também apoiar diretamente os idosos que se encontrem no seu domicílio, através da realização de atividades que contribuam para a gestão do seu dia-a-dia e que sejam fundamentais para o seu bem-estar (Ex:. ida ao supermercado, ida à farmácia, acompanhamento a locais vários de lazer, acompanhamento a consultas médicas..., prestação de apoio social, psicológico, de enfermagem, jurídico e médico).

Projeto "Apoio Imigrante":
Tem como finalidade um adequado acolhimento e integração social dos imigrantes, considerando que se trata de uma população extremamente vulnerável por várias razões, nomeadamente: desenraizamento em relação às suas origens familiares e culturais; desconhecimento da língua e costumes do país de acolhimento; falta de Informação de toda a componente de direitos e deveres nas diversas áreas; ausência de domínio de componente burocrática das Instituições nacionais; inexistência de uma rede de suporte familiar, presente nas mais diversas situações da família, lesiva da sua funcionalidade.

Programa "Retorno Voluntário":
Surge da cooperação entre o Governo Português e a OIM- Missão em Portugal, protocolada a 21 de Dezembro de 2001. O CAJPII - Cbr é uma das Instituições parceiras neste projeto que visa apoiar cidadãos estrangeiros que se encontrem em situação vulnerável e que não possuam meios financeiros para regressar voluntariamente ao seu país de origem. O programa não abrange os estrangeiros que possuam a nacionalidade de um Estado membro da União Europeia. Para além do bilhete aéreo e de €50,00 para suportar despesas que possam surgir durante a viagem, a pessoa é, também, ajudada economicamente caso tenha um projecto ou iniciativa que após avaliada seja pertinente, sustentada e adequada à realidade do país de origem. O apoio à reintegração no mesmo traduz-se em assistência na identificação das necessidades de reintegração, através do preenchimento de um Plano Individual de Reintegração

Projeto "De Mãos Dadas Com...":
Tem como filosofia o estabelecimento de parcerias formais e informais com entidades públicas/privadas e personalidades dos meios social, político e artístico de forma a criar sinergias, estimular o trabalho articulado e incutir o espírito de responsabilidade social nas figuras públicas e entidades quer sejam com ou sem fins lucrativos.

Quando se inicia o processo de recrutamento?

O Centro acolhe, durante todo o ano, candidaturas na bolsa de voluntariado, as quais são sempre uma mais-valia para que todos os serviços funcionem eximiamente.
Os interessados em inscrever-se como voluntários deverão contactar o CAJPII-Cbr e/ou preencher a seguinte ficha de inscrição e, no fim, entregar presencialmente ou enviar a mesma devidamente preenchida para o e-mail: geral@cajp2cbr.org :

Site: https://www.cajp2cbr.pt

Facebook: https://www.facebook.com/cajp2

E-mail: geral@cajp2cbr.org

Telefone: 239 718001 

Telemóvel: 962146365

Rua dos Combatentes da Grande Guerra s/n 

3030-320 Coimbra