CASA Coimbra - Centro de Apoio aos Sem-Abrigo de Coimbra 


"Uma CASA onde apoiamos a construção de pilares"


O CASA tem como objetivo levar a cabo ações de solidariedade social, em particular dar apoio, alimentação e alojamento a favor de Sem-abrigo, crianças, adolescentes e idosos socialmente desfavorecidos, vítimas de violência ou maus-tratos, independentemente da sua nacionalidade, credo religioso, política ou etnia.

A Associação

Num mundo conturbado, cheio de violência e desigualdade social, cabe a cada um de nós despertar para a realidade que permanentemente se desenrola aos nossos olhos: a pobreza e o sofrimento. Esta realidade levou ao surgimento do Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA), fruto da iniciativa e inspiração do Presidente Honorário Pema Wangyal Rinpoche.

O CASA foi constituída por escritura pública a 19 de Julho de 2002, no Cartório Notarial de Alenquer, estando inscrita na Direção Geral de Segurança Social como Instituição de Solidariedade Social (IPSS) e reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.

Tem como principal visão um Mundo em que todos os seres possam ser livres de sofrimento, e das respetivas causas, ajudando nas necessidades básicas humanas tais como comida e roupa e a sua missão passa por apoiar todos os que estão em Situação de Sem Abrigo ou em Famílias Carenciadas, disponibilizando bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou género.

Áreas base de atuação do CASA em Portugal:

  • Apoio primário à população em Condição de Sem-abrigo;
  • Apoio a Famílias Carenciadas, em risco de transitar para uma condição de sem-abrigo.

Atividades do CASA em Portugal:

  • Distribuição de refeições quentes e embaladas;
  • Distribuição de vestuário, cobertores e sacos de cama;
  • Fornecimento de produtos de higiene e encaminhamento para apoio de saúde primário;
  • Assistência psicológica;
  • Apoio na reinserção social. 


Ser Voluntário

O CASA funciona, na sua maioria, através de voluntariado incluindo os Corpos Sociais, contando com mais de 1300 voluntários, distribuídos por Delegações em Portugal e Madeira, apoiando mais de 7000 famílias carenciadas e 1600 pessoas em situação de sem abrigo. No total em 2016 foram mais de 289.000 refeições e 53.500 cabazes a famílias, tudo com o apoio de voluntários e mecenas que apoiam a associação diariamente.

O CASA é uma das maiores instituições baseadas em voluntariado a atuar em Portugal. As atividades dos nossos voluntários dividem-se em duas áreas distintas, no Terreno (onde temos maior necessidade) ou nos Bastidores, onde desempenham funções em distintas áreas como:

  • Recolha, confeção e distribuição de bens alimentares;
  • Recolha, armazenamento e distribuição de vestuário;
  • Coordenação das Delegações, nas áreas de gestão, tesouraria e secretariado;
  • Corpos Sociais do CASA, desde do Conselho Fiscal, Mesa Assembleia e Direção Nacional.
  • Áreas técnicas como comunicação, marketing, design gráfico, etc.

Caso deseje ser voluntário, pode optar então por duas áreas distintas:

  • No terreno, quer na recolha e/ou distribuição de vestuário e bens alimentares;
  • Nos bastidores, na sua área de competência ou numa área que o CASA precise.

Todos os voluntários, cumprindo com a legislação em vigor, são cobertos por seguro e entram no programa de formação da Instituição.

A delegação de Coimbra, funciona desde 2008 e integra atualmente cerca de 120 voluntários e voluntárias distribuídos/as por 6 grandes atividades desenvolvidas em Coimbra. São elas os jantares solidários, o reforço alimentar, os projetos CASA-Boutique e CASA-Amiga, a Bolsa de Amigos/as e recolhas de alimentos.

Nesta delegação apoia-se, através da "Bolsa de Amigos/as", a integração de pessoas em situação de requerentes de asilo humanitário e político, bem como, vitimas de perseguição étnica nos seus países de origem e refugiados de guerra, às quais se levam alimentos, mas também esperança, cultura e a língua portuguesa.

Se pretende candidatar-se a voluntário desta Associação efetue o preenchimento do formulário presente no seguinte link e submeta no final: 

https://casa-apoioaosemabrigo.org/index.php/delegacoes/casa-coimbra

Site: https://casa-apoioaosemabrigo.org/

Facebook: https://www.facebook.com/CentroApoioSemAbrigoCoimbra/

E-mail: coimbra@casa-apoioaosemabrigo.org

Telefone Coordenação: Marco Ribeiro Henriques - 928 031 247

Horário de funcionamento: 
Dias úteis das 2130 às 22h30 

Sábados e Domingos das 19h00 às 20h30

Horário de atendimento técnico: 
Quarta-feira das 18h00 às 20h00