Assistência Médica Internacional - Delegação Centro


"AGE. MUDA. INTEGRA."


A AMI é uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos que tem como objetivos lutar contra a pobreza, a exclusão social, o subdesenvolvimento, a fome e as sequelas da guerra, em qualquer parte do Mundo


A Associação

A AMI foi fundada em 1984, com o Homem no centro de todas as suas preocupações. Desde 1987, já atuou em 79 países do Mundo, tendo enviado centenas de voluntários e toneladas de ajuda.

Falar da AMI é, antes de mais, relembrar uma utopia, um ideal que se afirmou e se concretizou na ajuda a milhões de pessoas em todos os continentes e na salvaguarda de centenas de milhares de vidas em situações de extrema urgência.

O seu objetivo passa por levar ajuda humanitária e promover o desenvolvimento humano, tendo em conta os Direitos Humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas áreas da saúde, social e ambiental, em qualquer parte do mundo, independentemente de raça, género, idade, nacionalidade, língua, política, religião, filosofia ou posição social, olhando para cada pessoa como um ser único, insubstituível, digno de atenção e cuidado.

Ser Voluntário:

Na AMI, os voluntários, são uma peça essencial e desempenham um papel fundamental na concretização dos projetos da instituição, atuando em duas áreas: nacional e internacional.

Só poderá ser voluntário na AMI a partir dos 16 anos de idade e não há limite de idade. A tarefa que exercer adequar-se-á à sua idade e/ou capacidade física. O horário é acordado entre o voluntário e a AMI em função da disponibilidade e dos requisitos de cada função. O que se pede aos voluntários é que decidam o número de vezes por semana (ou por mês) e as horas que desejam e podem dedicar à AMI. O voluntário terá que cumprir com aquilo com que se comprometeu, sabendo que se trata de uma responsabilidade com um propósito maior.

Poderá ainda inscrever-se como voluntário apenas para ações pontuais (exemplo: peditório ou apoio em feiras e seminários).

A AMI também procura voluntários qualificados numa das suas áreas de intervenção, nomeadamente, médicos, enfermeiros, Chefes de Missão, entre outras profissões ligadas à saúde, que deverão ter um espírito humanitário em comum, sabendo que estarão a auxiliar uma causa maior. 

Na Delegação Centro de Coimbra destaca-se o Projeto "Porta Amiga Coimbra" que visa proporcionar resposta concreta às necessidades de pessoas em situação de dificuldade, isolamento e/ou exclusão social, adaptadas às características precisas da população de Coimbra que aí acorre. Essa mesma resposta poderá ser concretizada em:

  • Refeitório;
  • Géneros Alimentares;
  • Balneário;
  • Lavandaria;
  • Vestiário;
  • Cuidados de saúde;
  • Distribuição de Produtos de Higiene;
  • Apoio jurídico;
  • Apoio e acompanhamento social;
  • Apoio psicológico;
  • Formação, informação e sensibilização;
  • Distribuição de Material Escolar;
  • Atividades Socioculturais;
  • Centro Distribuidor da Revista "CAIS".

Recrutamento

Todos os interessados deverão:

Preencher o formulário na página da AMI e submetê-lo no final, através deste link: https://ami.org.pt/como-ajudar/voluntariado/, ou enviar o processo de candidatura por e-mail ou carta ou entrar em contacto com as instalações da AMI mais próximas, ou diretamente com o Departamento de Voluntariado na sede da AMI em Lisboa, pelos telefones 218 362 100 ou pelo e-mail voluntariado@ami.org.pt.

  • Após o contacto com o voluntário, normalmente por via telefónica, este terá de se deslocar à Sede da AMI para uma entrevista.

Site: https://ami.org.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/amifundacao/

E-mail: delegacao.centro@ami.org.pt

Telefone: 239 842 705


Terreiro da Erva 25, 3000-098 

Coimbra