Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
APCC


Esta instituição tem como missão "promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência em pessoas com deficiência e incapacidade".

Em que consiste a Associação?

Foi em 1975 que a atividade da APCC - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra teve início, com o reunir de esforços de um grupo de pais e técnicos. Até 2005, esta Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos apelidou-se de NRC-APPC, ou seja, Núcleo Regional Centro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral.

O Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra (CRPCC) foi logo criado, tendo como objetivo a reabilitação de crianças com Paralisia Cerebral e doenças neurológicas afins.

Como funciona o Processo de Recrutamento?

O candidato a voluntário terá de solicitar uma entrevista através do e-mail voluntariado@apc-coimbra.pt ou ainda do contacto telefónico 239 792 120.

Após a marcação, o candidato preencherá uma ficha de inscrição, circunstância na qual o técnico responsável lhe explicará a dinâmica institucional. O processo é submetido à direção e, quando aprovado, é ativado um seguro.

O voluntário é integrado e após período de experiência, a APCC e o voluntário assinam um compromisso de actividade.

A atividade do Voluntário termina quando este deixar de ter disponibilidade para tal. É-lhe, aí, emitido um certificado de participação.

Todos os voluntários recebem semanalmente por e-mail, geralmente à sexta-feira, um programa onde é feita a distribuição por atividade.

A APCC é também, desde 2009, uma instituição acreditada para participar no Serviço Voluntário Europeu. Enquanto organização de acolhimento desenvolve o projecto «Holding Hands With Other Abilities» que, com duração de seis meses, permite a jovens de países estrangeiros uma experiência bastante rica. Já recebeu mais de 20 voluntários vindos de países como Itália, Grécia, Alemanha, Hungria, Estónia, Letónia, Lituânia, Espanha, Turquia ou Áustria.

É, também, organização de envio de voluntários portugueses para outros países, tendo enviado jovens para Espanha, Bélgica, Grécia, Luxemburgo e Roménia.

Se desejares ser voluntário, deverás ainda consultar o "Manual do Voluntário", através do link: 

https://www.apc-coimbra.org.pt/wp-content/uploads/2013/01/ManualdoVoluntario.pdf e ainda preencher a seguinte ficha de voluntário que deverás entregar presencialmente na APCC:

Site: https://www.apc-coimbra.org.pt

Facebook: https://www.facebook.com/APCCoimbra

E-mail: voluntariado@apc-coimbra.pt

       geral@apc-coimbra.org.pt

Telefone: 239 792 120 

Rua Garcia de Orta - Vale das Flores 

3030-188 Coimbra