Associação AGIR pelos Animais
"Vamos ajudar o FREDO a encontrar uma família?"
A Associação AGIR pelos Animais foi fundada a 4 de Outubro de 1995, tendo por missão e principal objetivo a defesa e protecção dos animais errantes, abandonados e negligenciados.
Em que consiste a Associação?
Sendo uma Organização sem fins lucrativos, subsiste, exclusivamente, das quotas dos/as associados/as, de donativos (monetários ou em géneros) e todo o trabalho desenvolvido é feito exclusivamente em regime de Voluntariado.
A "Agir pelos Animais" não tem sede ou transporte próprios. Assim sendo, as nossas limitações são muitas e os voluntários e os donativos sempre insuficientes. Em grande quantidade, só mesmo os animais e a vontade de ajudar!
Requisitos do Voluntário:
Todos podem ser voluntários. O único requisito é gostar de Animais. Temos voluntários de 8 anos e de 69 anos.
Recrutamento:
Não existe recrutamento, apenas adesões ocasionais, isto é, o interessado em se tornar voluntário pode fazê-lo sempre que assim o desejar, não existe uma época específica. Assim, deverá efetuar o preenchimento do seguinte formulário e enviá-lo para o e-mail: agirpelosanimais@gmail.com:
O que poderei fazer enquanto Voluntário?
Normalmente, o dia-a-dia do voluntário é baseado:
-Na tentativa de angariação de donativos para esterilizações, desparasitação, medicação e outros bens necessários;
-Na resposta aos apelos (animais para adopção, perdidos, encontrados, errantes, feridos ou doentes, que têm de ser levados ao veterinário, etc.);
-Nas entregas dos adotados para a casa dos adotantes;
-Em transporte de e para os veterinários e recolocação no local de acolhimento;
- Em visitas a casa das FAT e dos adotantes para saber se está tudo a correr da melhor forma;
-Na divulgação através da net (colocação de anúncios em sites) e execução de cartazes com os animais para adoção;
- Na realização e recolha de material para sensibilização e educação (flyers, cartazes, vídeos, etc.);
- Na angariação de novos sócios;
- Na participação em campanhas, no cuidado aos animais em abrigo, etc.
A "Agir pelos Animais" também necessita muito de famílias de adoção e de Famílias de Acolhimento Temporário (FAT), que acolham um animal (ou mais) em sua casa e cuidem dele até ser adotado, ou num período de tempo pré estabelecido. Esta é uma das necessidades mais prementes da AGIR, sendo que ao "protetor" não cabe qualquer despesa extra com o/s animal/ais acolhidos (veterinário, comida, areia, etc.), tudo isso fica a cargo da associação, exceto no que a família se propõe contribuir.
A Associação pede sempre e apenas o que cada voluntário possa dispender (tempo, disponibilidade, meios e recursos), mas, acima de tudo, que o pouco que cada um possa dar de si, seja feito com muita responsabilidade, cumprindo ao que se propõe.
No que se refere concretamente ao Abrigo/Santuário provisório, que fica a 28 kms de Coimbra, a Associação estabelece um sistema de boleias para os voluntários irem cuidar dos animais residentes.
Facebook: https://www.facebook.com/agirpelosanimais2017
Telemóvel: 910 541 862
E-mail: agirpelosanimais@gmail.com