Programa abem: - Associação Dignitude


"abem: da saúde de todos" 


O Programa abem: da Associação Dignitude tem como objetivo permitir que todos os portugueses tenham acesso aos medicamentos de que precisam. Sabia que 1 em cada 5 portugueses não consegue comprar os medicamentos por questões económicas?

A Associação e o Programa:

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento consiste num projeto que pretende dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento, motivados pelo atual contexto socioeconómico.

O abem: é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasceu da parceria entre o Setor Social - Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o Setor da Saúde - Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

A principal missão deste projeto é a de garantir que todos os portugueses têm acesso, nas farmácias, aos medicamentos comparticipados que lhes são prescritos.

Através de uma estratégia de fundraising, de dimensão global e mobilizadora de toda a sociedade civil, foi constituído um fundo solidário.
Esse fundo vai permitir aos cidadãos carenciados, referenciados pelas entidades locais, o acesso a toda a terapêutica comparticipada que lhes foi prescrita.
Para tal, basta apresentar na farmácia o cartão abem:.
Sem mais burocracias, com total dignidade.

Ser Voluntário

Ao longo do ano, o Programa abem: desenvolve diferentes iniciativas com vista à angariação de fundos, integralmente destinados à compra de medicamentos para os beneficiários. Este programa já desenvolveu uma atividade de voluntariado junto dos estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - participação na Campanha "Dê Troco a Quem Precisa" em que, o voluntário estudante teria que, numa farmácia e turno à sua escolha, explicar em que consistia o programa abem: e a sua missão aos seus utentes, promovendo o conhecimento do projeto junto destes e a sua participação na mesma campanha. Esta mesma consistia em ajudar os mais carenciados a aceder à medicação prescrita, através de pequenos donativos resultantes de acertos no troco dos produtos adquiridos na farmácia. Esses acertos revertiam na totalidade para o fundo solidário do abem:.

Torne-se voluntário do abem: e participe nas atividades deste projeto. O voluntariado é outra forma de dar, de ajudar a transformar vidas.

Se pretende tornar-se voluntário deste programa, deverá clicar no seguinte link para preencher o formulário de candidatura e seguir as instruções: https://abem.dignitude.org/formulario-voluntarios/

Site: https://abem.dignitude.org/

Facebook: https://www.facebook.com/programaabem/

Email: geral@dignitude.org

Telefone: 707 264 264

Rua Venâncio Rodrigues 12 

3000-409 Coimbra